terça-feira, 23 de fevereiro de 2010




O SUS (Sistema Único [único mesmo...] de Saúde) foi criado pela Constituição de 1988 com a finalidade de disponibilizar à população brasileira o atendimento público de saúde. Na prática, não é assim que funciona: pessoas morrem na fila esperando um atendimento; pessoas são discriminadas dentro e fora dos milhares hospitais públicos espalhados por todo o país... Estive durante 3 dias em um hospital público, cuidando do meu avô (que está descansando em um bom lugar) e pude ver e crer o quanto é doloroso o tratamento com aquelas pessoas, humildes pessoas, que precisam de um olhar humano... É muito cruel. Aprendi, nesses poucos dias, a valorizar ainda mais as pessoas.

Os milhares novos profissionais de saúde que estão chegando ao mercado de trabalho e, principalmente, àqueles que já atuam a um certo tempo, precisam ter consciência que ali é uma vida, acima de qualquer que seja as razões (negro, branco, pobre, rico...). Uma vida. Isso basta. É preciso conscientização, para alcançar, por mais dífícil e quase impossível que seja, a igualdade. A Constituição Federal afirma que "A saúde é um direito de todos". Será?!?

4 comentários:

Rudsson Santos. ( Rude) disse...

todo tipo de serviço publico, infelizmente é assim. É como eu disse, são portais do inferno, afinal, é cruel.

Juliana Fonseca disse...

É muito ruim o SUS, hoje vi uma matéria e fiquei pasma com a falat de atendimento em postos de saúde da cidade, é humilhante e mais ainda vergonhos!

Selmo Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Selmo Júnior disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.